quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Krsna não é azul nem negro ... é Syama.

Aqui uma belíssima explicação oferecida no Krsna Bhakti Ratna Prakasa de Raghava Gosvami, onde se declara:

atha kaiscid uktam yadi sva-prakaso lila-rasa-mayah paramatma-svarupas tasmin katham syama-varnatvam sarvatra prasiddham yatha srutau rupam na vedyam na ca bindunadah ity adi tad aha

syamabhatvam vidhatte yat sarva-varno 'tra liyate nityam ca prabhavaty eva kalo 'smin naiva vidyate

“Neste ponto, alguns talvez perguntem: Por que a forma da Personalidade de Deus, manifesta por Ele apenas por Seu próprio desejo, e que é feita da doçura dos passatempos transcendentais, é famosa em toda parte por sua compleição escura?”

Parte da resposta a esta pergunta pode ser encontrada na declaração do Sruti-sastra: “Ninguém pode compreender sequer uma gota da forma transcendental do Senhor”. 

Além disso, também se afirma: “Ele manifesta eternamente a cor Syama, dentro da qual repousam todas as cores. Sua compleição não é a cor material 'negro'.”

Assim, a partir do último verso, lemos a declaração “Sarva-varno”, que significa que a cor Syama é uma cor especial, a qual é como uma composição de todas as cores.

Notamos que, se combinarmos todas as cores, obtemos uma cor que é enegrecida, mas não negro.

Krsna is neither blue nor black ... He is Syama. 

Here is a very beautiful explanation given in Krishna Bhakti Ratna Prakasa by Raghava Gosvami wherein it is said:

atha kaiscid uktam yadi sva-prakaso lila-rasa-mayah paramatma-svarupas tasmin katham syama-varnatvam sarvatra prasiddham yatha srutau rupam na vedyam na ca bindunadah ity adi tad aha

syamabhatvam vidhatte yat sarva-varno 'tra liyate nityam ca prabhavaty eva kalo 'smin naiva vidyate

At this point some may ask: "Why is it that the form of the Personality of Godhead, which He manifests only by His own wish, and which is made of the sweetness of transcendental pastimes, is famous everywhere for its dark complexion?"

Part of the answer to this question may be found in the statement of the Sruti-sastra: "No one can understand even a drop of the Lord's transcendental form." 

Aside from this it is also said: "He eternally manifests the color syama, within which all colors rest. His complexion is not the material color black."

Thus from the last verse we see it says "sarva-varno" which means that the colour syama is a special color, which is like a composite of all colours. 

And we notice that if we combine all colours we get a colour which is blackish, but not black.